23.4.12



ENTENDA OS RÓTULOS


DIET: em isenção de AÇÚCAR e ou PROTEÍNA e ou GORDURAS. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.


LIGTH: Possui redução de AÇUCARES ou GORDURAS ou SÓDIO ou OUTRO NUTRIENTE em relação ao produto original. é indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açucares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo ligth é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.


ZERO: Promete isenção de AÇÚCAR com redução de CALORIAS ou isenção de NUTRIENTES em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos Ligth. Quando o alimento é zero por isenção de açucares também pode ser consumido por diabeticos.


CUIDADO COM AS EMBALAGENS


Os consumidores devem estar muito atento para não tomarem como referencia o numero de calorias exibido nas embalagens de alimentos. Segundo especialista, as informações contidas nos rótulos podem estar até 25% acima do total de energia realmente fornecidas pelo produto. A noticia é até animadora para quem vive lutando contra a balança, mas o sistema de contagem de calorias utilizado como referencia atualmente é ultrapassado e também pouco eficaz.


O alimento DIET é isento de açucar pode ser ao mesmo tempo rico em gordura. Para quem quer perder peso é recomendável buscar um alimento ligth.


No caso dos refrigerantes, os produtos DIET, LIGTH e ZERO não contem açúcar e apresentam nenhuma ou menos de 4 kcal por 100 ml. A mudança da termilogia não implica em diferença nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados.


No refrigerantes a base de cola, uam alta de 350 ml, nas versões DIET, LIGTH e ZERO, apresentam ZERO kcal e ZERO Grama de açucar. Já a versão comum possui 148 kcal e 37g de açucar.


O importante é conseguir ler os rótulos, entender mesma nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos, afinal é um direito do consumidor e mais uma ferramenta para escolhas saudáveis, mas na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos...

Nenhum comentário: