27.11.12

OS 16 MANDAMENTOS D0 GORDO EM RECUPERAÇÃO


Voltei para comentar sobre alguns livros que estou lendo e li esses últimos dia andei lendo alguns livros sobre RA e gostei muito.... Então vou dar a dica e várias pessoas leram e gostaram






Assim que eu souber de mais novidades eu posto aqui ok!!!


Os Mandamentos do Gordo em 

Recuperação

OS 16 MANDAMENTOS D0 GORDO EM RECUPERAÇÃO

MANDAMENTO 01 – ACEITAR QUE É GORDO.
Vencer o próprio preconceito para poder aceitar e vencer as limitações orgânicas que independentemente do peso, terá pelo resto da vida.
MANDAMENTO 02 – TER CONSCIÊNCIA DE QUE A FACILIDADE PARA ENGORDAR NÃO TEM CURA.
A facilidade para engordar depende de fatores diversos que não têm cura, mas que podem ter controle. Quem não aceita isso perde peso, mas logo volta a engordar.
MANDAMENTO 03 – MONITORAR O PESO EM UMA BALANÇA DIARIAMENTE
Já que aceitamos a facilidade para engordar. Vamos encarar a verdade de frente. O ganho ou perda de peso são diários por isso todo gordo precisa aprender a ser amigo fiel da balança. Esperar uma semana para se pesar pode significar um quilo a mais que você podia ter controlado quando eram apenas alguns gramas.
MANDAMENTO 04 – ESTUDAR OS ALIMENTOS E SEU VALOR CALÓRICO PARA NÃO CAIR EM ARMADILHAS
Conhecer os alimentos e suas calorias é fundamental para pararmos de dizer que engordamos sem comer nada. Recomendamos a “Nova Dieta dos Pontos” livro da Editora Abril, de autoria do doutor Alfredo Halpern, como uma forma de aprender e obter resultados eficientes através do controle das calorias que ele classificou de forma simplificada ao apresentar o sistema de pontos onde cada caloria é dividida por 3,6.
MANDAMENTO 05 – ANOTAR O QUE COME SOMANDO O VALOR DE PONTOS DIARIAMENTE
Não basta ter consciência, é preciso disciplina porque em muitos momentos vamos tentar nos enganar. Em caderno ou agenda anote diariamente o seu peso do dia, os pontos ou calorias que ingerir, somando o valor que não deverá ultrapassar o seu limite de pontos ou de calorias diário. No livro do doutor Halpern você encontrará a fórmula que vai apresentar a quantidade que você pode comer para conseguir perder peso.
MANDAMENTO 06 – ANOTAR TODOS OS DIAS OS PENSAMENTOS E ATITUDES DE GORDO.

Um gordo em recuperação precisa conhecer as armadilhas imposta pelos próprios pensamentos e atitudes. Por isso deve anotar atrás da página dos alimentos que ingeriu durante o dia, os seus pensamentos e atitudes de gordo. Por exemplo, quando depois do café da manhã está sonhando e desejando o que vai jantar, quando come o resto de comida dos pratos dos filhos, quando fica repetindo que comer é a melhor coisa do mundo, entre tantos outros pensamentos que enfraquecem e acabam com o nosso equilíbrio.
MANDAMENTO 07 – ACABAR COM TODOS OS PENSAMENTOS DE GORDO.
Depois de identificar e reconhecer os milhares de pensamentos de gordo da sua vida, chegou a hora de mudar a sintonia de todos esses pensamentos. Essa é uma das tarefas mais desafiadoras. Orar e vigiar sempre para conseguir enxergar e também para ter condições de neutralizar tais pensamentos.
MANDAMENTO 08 – NÃO PASSAR O DIA INTEIRO INVENTANDO DESCULPAS PARA PODER COMER.
Para um gordo tudo é desculpa para comer desesperadamente. Está estressado, está doente, está com muito trabalho para fazer, não pode ser chato e dizer aos outros que está de dieta. Não importa. Acabe com todas as desculpas. Além dessas existem milhares de outras porque somos muito eficientes para nos dar motivos para comer.
MANDAMENTO 09 – NÃO DEIXAR-SE ABATER PELAS COBRANÇAS DAS PESSOAS COM AS QUAIS CONVIVEMOS.
As pessoas ao nosso redor não entendem, não respeitam, nos cobram e o resultado é que elas acabam com o nosso equilíbrio. Desequilibrados, temos tendência a nos dar mais desculpas para comer. É hora de perdoar essas pessoas que não sabem o mal que estão fazendo. Anular o que dizem com intenção de nos ajudar e focar exclusivamente no nosso objetivo com a segurança de que sabemos o que estamos fazendo.
MANDAMENTO 10 – TER FORÇA DE VONTADE PARA RESISTIR AOS MOMENTOS DE COMPULSÃO.
Somos habituados a comer o que vemos, o que queremos, sem a menor restrição. A compulsão não vai embora de uma hora para outra. É preciso paciência para trabalhá-la. Por isso quando o coração acelerar, a boca se encher de água, a mente desesperadamente pensar na comida, não coma. Espere o desespero passar. Se acalme. Volte a ter o controle da situação. Um gordo em recuperação tem a liberdade de escolher tudo que quer comer, mas não deve permitir-se jamais entregar-se a esses impulsos que o levarão a graves recaídas e a perda das próprias forças. Temos que entender que aquelas comidas não serão extintas do planeta naquele instante e que teremos outras oportunidades onde estaremos em melhores condições de fazer a coisa certa.
MANDAMENTO 11 – SE COMETAR UM DESLIZE, VOLTAR IMEDIATAMENTE AO CAMINHO CERTO
Muitas vezes perdemos o controle e comemos, depois comemos mais ainda porque já tínhamos comido. E a atitude vira uma bola de neve que pode nos engordar bons quilos em poucos dias. Se perdermos o controle e comermos mais do que devíamos hoje, vamos nos perdoar e recuperar amanhã. A balança vai mostrar o real efeito do deslize e com disciplina em menos de um dia podemos ter compensado a falha sem engordar nada.
MANDAMENTO 12 – MUDAR OS HÁBITOS DE VIVER ATRÁS DE COMIDA
Abrir a geladeira, o armário, ficar mastigando o dia todo. É preciso mudar os hábitos de ficar na cola da comida. Ir a padaria lanchar sem necessidade, comer tudo de um rodízio porque está pagando, encher o prato com 10 opções no self-service porque está vendo. No começo o sofrimento é grande mas com o passar do tempo vamos nos reeducando e conseguindo fazer a coisa certa sem angústia.
MANDAMENTO 13 – AGUENTAR O SOFRIMENTO DA ABSTINÊNCIA DE COMIDA
A mudança é lenta e não atingiremos o equilíbrio se não estivermos dispostos a superar o sofrimento, a ansiedade e o desespero de não comermos tudo que estamos vendo. Podemos chegar ao ponto de termos pena de nós mesmos porque estamos passando fome. Nessa fase ainda não conseguiremos distinguir fome e vontade de comer.
MANDAMENTO 14 – FAZER ATIVIDADE FÍSICA, MESMO QUESEJA O MÍNIMO POSSÍVEL. SEM DESISTIR DEPOIS DE DOIS DIAS DE FALTA.
O pior de nós gordos é que na grande maioria das vezes fazemos exercício sem diminuir a comida, como não conseguimos emagrecer de imediato, nos desestimulamos e desistimos. Mas o exercício é muito importante. Meia hora que seja os dias da semana que forem possíveis. Façamos aos poucos sem nos cobrar e vamos tendo paciência para nos adaptar. Sempre como a dieta, sem desistir.
MANDAMENTO 15 – VIVER UM DIA DE CADA VEZ, UMA VITÓRIA A CADA DIA, COM TODA A PACIÊNCIA.
Quem tem muitos quilos a perder normalmente se desestimula, mas é preciso ter paciência. Umas semanas se perdem mais quilos, outras menos, outras nenhum. Em outras é preciso diminuir ainda mais a quantidade de calorias ingeridas ou aumentar o gasto em atividades físicas. Comemore pequenas vitórias, mudanças de conduta, cada detalhe conquistado com muita paciência é fundamental para o resultado desejado.
MANDAMENTO 16 – CONTINUAR COM TODA A DETERMINAÇÃO MESMO DEPOIS DE TER ATINGIDO O PESO SONHADO.
Nessa fase, todos dirão que você está magro, que está exagerando, que já pode comer um pouco mais e por isso será preciso equilíbrio como nunca porque tudo que nós gordos queremos é ficar “magros” para poder voltar a comer e por isso engordamos tudo de volta. Se você é um gordo em recuperação continuará se pesando, tendo  controle do que come, se exercitando, sem aumentar nem um quilinho. Não esqueça: “Magros? Não. Gordos em Recuperação. Ninguém vai entender você no peso ideal dizendo que é gordo, mas basta você entender.



5 comentários:

Kah disse...

Lindona hein?
Adorei as dicas, vou ler os outros tb, informação nunca é de mais!! Bjs

Vania Oliveira disse...

Oi Érika, adorei a dica, e uma que com certeza farei, é de anotar os pensamentos gordo...
obrigada pelo post!
bjo

Lilika Campos disse...

Erika amo amo esse blog... cada dia com dicas mais legais...

nao sabia dessa de que se pesar todos os dias é certo, eu faço e achava q fazia errado rs....

um beijinho querida!!

http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

Srtª Fran disse...

Ai Èrika, é complicado colocarmos em prática esses 16 itens, pra mim por exemplo está complicado o item 13..Mas vamos caminhando,sem desistir.
Beijocas

Bruna disse...

adorei as dicas, a parada é seguir tudo (complicado) mas vamo que vamo!
beijos